terça-feira, 25 de abril de 2017

A Guerra na Coréia do Norte e o Sentimento Apocalíptico





O mundo se encontra extasiado diante da possibilidade de uma grande guerra acontecer. As informações são as mais diversas, difícil saber a concretude e a realidade por detrás das evidências sombrias que nos são transmitidas pela mídia.
 
As intenções dos grandes blocos político-militares que estão envolvidos nesta possível guerra nos escapam, e como o mito da caverna de Platão, resta-nos um olhar para as sombras produzidas pelo lampejo do fogo aceso a projetar-se nas paredes. Assim, a realidade não nos é latente e clara o suficiente, senão para aqueles que diretamente estão diretamente envolvidos no conflito bélico.
 
Todavia, por outro lado, existe o olhar a partir da literatura Apocalíptica procedente dos teólogos que acreditam ser o Apocalipse de João, mais do que simples história da mística judaica antiga, mas uma revelação divina que permite ter a sensibilidade da iminência de uma Nova Ordem Mundial.
 
Teólogos do mundo inteiro se debruçam a cabeceira da janela existencial lançando um olhar analítico e tecendo suas conjecturas apocalípticas. Será esta guerra o dizimar de uma grande parte da população humana que abrirá novos horizontes num mundo que tem várias de suas fontes a se esgotar.
 
Questiona-se a escassez de "Recursos" que segundo A teoria populacional malthusiana desenvolvida por Thomas Robert Malthus (17661834, um clérigo anglicano britânico, além de intelectual influente em sua época, nas áreas de economia política e demografia .
 
Malthus percebeu que o crescimento populacional entre os anos 1785 e 1790 havia dobrado, em razão do aumento da produção de alimentos, das melhores condições sanitárias e do aperfeiçoamento no combate às doenças - benefícios decorrentes da revolução industrial. Essas melhorias fizeram com que a taxa de mortalidade diminuísse e a taxa de natalidade aumentasse.
 
Preocupado com o crescimento populacional acelerado, Malthus publica, anonimamente, em 1798, An Essay on the Principle of Population, obra em que expões suas ideias e preocupações acerca do crescimento da população do planeta. Malthus alertava que a população crescia em progressã geométrica, enquanto que a produção de alimentos crescia em progressão aritmética. No limite, isso acarretaria uma drástica escassez de alimentos e, como consequência, a fome. Portanto, inevitavelmente o crescimento populacional deveria ser controlado.
 
Ainda que se tenha proposto a "Revolução Verde" a partir da década de 1970 com ciclo de inovações que se iniciou com os avanços tecnológicos do pós-guerra, e desde essa época, pesquisadores de países industrializados prometiam, através de um conjunto de técnicas, aumentar estrondosamente as produtividades agrícolas e resolver o problema da fome nos países em desenvolvimento. Mas, contraditoriamente, além de não resolver o problema da fome, aumentou a concentração fundiária e a dependência de sementes modificadas; alterou significativamente a cultura dos pequenos proprietários; promoveu a devastação de florestas; contaminou o solo e as águas; e gerou problemas de saúde para agricultores e consumidores.
 
Contudo, sabe-se que o sentimento apocalíptico toma de assalto a alma humana que vive no olho do furação, ou no centro da contextualização de crise, de sorte que, há aqueles que não se encontram nos territórios da possível guerra, e por isso não a experimentam enfaticamente, de modo que, para os mais distantes esse tipo de sentimento não lhe diz respeito, senão, lhe propondo apenas uma superficial compreensão do terror que pouco o conscientiza ou amedronta.
 
Porém, independente do sentimento apocalíptico em si e de sua real compreensão, evidencia-se no mundo atual um tipo de preocupação global, pois sabe-se que os impactos de uma guerra nas proporções que parece manifestar, o sistema global inteiro será sacudido, e certamente estruturas econômicas serão abaladas.
 
Qual será a intenção dos Grandes blocos Políticos - Militares?
 
O que está por detrás destas ameaças bélicas contra a Coréia do Norte? Será apenas derrubar um Regime radical e despótico governamental opressor?
 
Será a luta pela manifestação dos Direitos Humanos de quarta dimensão?
 
Será a Manifestação do Império do Anticristo segundo a Literatura Apocalíptica com suas perspicácia governamental manifesta no ápice da bestialidade humana 666?
 
Caro leitor, este texto é uma provocação, para que a partir destas linhas introdutórias possas refletir teologicamente; elaborar raciocínios lógicos que lhe permitam conclusões mais claras à luz dos fatos, bem como, examiná-los à luz da Palavra de Deus. 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: